Dança Criativa
As aulas de Dança Criativa são baseadas no método Movimento Amálgama, Companhia de Dança com a qual a professora colabora, e possibilitam à criança tanto um espaço de diversão e criatividade, como uma oportunidade de fortalecimento da confiança e capacidade de comunicação, bem como ainda, claro, a aquisição do alfabeto básico da Dança, como sejam o Ritmo e sua relação com a Música e a Respiração, a consciência corporal, a verticalidade, o equilíbrio, a simetria, amplitude e qualidades do movimento e a orientação do corpo e seus eixo nas 6 direcções e nos 3 níveis e sua colocação no espaço, a dança com o outro, em pequenos e em grandes grupos, com jogos de encaixe e de peso, a integração em figuras geométricas, a improvisação e a composição, o ver e o ser visto e a celebração.
Talvez mais importante ainda que os objetivos, as formas de lá chegar estão em constante aprimoramento, no sentido de fazer desta uma experiência o mais terapêutica possível, no sentido em que cada criança, apesar de receber certos estímulos, é respeitada e encorajada a mover-se e a interagir ou não em consonância com o seu próprio ritmo, sabendo nós que só com uma disponibilidade afectivo-emocional, também potencializada através dos nossos aquecimentos e relaxamentos, a criança pode realmente encontrar-Se na Dança, exercitando o hemisfério cerebral direito que a partir dos 6/7 anos costuma ficar tão comprometido e sobretudo estabelecendo as sinapses entre hemisférios, para um completo desenvolvimento das múltiplas inteligências.
Os benefícios são a nível: >
- da saúde geral - com uma melhor relação com a sua própria respiração, maior vitalidade e diminuição da ansiedade e hiperatividade;
- psicomotor – com a coordenação de movimentos, noção de centro e partes do corpo, equilíbrio e lateralidade, equilíbrio emocional, disponibilidade para agir sem receio e mostrar-se;
- cognitivo – com maior atenção à sua própria natureza e à natureza do outro, melhor raciocínio, memória e rendimento escolar;
- energético – com aumento da consciência corporal e de si e dos outros por inteiro.
A Dança, para além de trabalhar a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, permite à criança interessar-se naturalmente por factos, narrações, histórias e costumes da humanidade acerca da evolução, de outras culturas e perspectivas, e estabelecer pontes com as outras áreas das expressões artísticas, não só, obviamente com a música, como também com as Expressões Plástica e Dramática, áreas nas quais a professora também age.
A Dança é Inclusiva, permitindo integrar nas aulas alunos com alguma incapacidade, focando-se nas suas Capacidades e não nas suas limitações, mostrando-se uma experiência riquíssima para todos os alunos envolvidos.
Material necessário:
- Roupa confortável, que não limite os movimentos amplos (roupa desportiva, etc., que possa estar em contacto também com o chão).
- Calçado: nos dias de aula de Dança, as crianças devem trazer calçado que possam eles próprios calçar e descalçar sem dificuldade e para a aula é pedido que tragam sapatilhas que melhor imitem o efeito de estar descalço (com sapatilhas próprias para os casos de pé-chato) e que podem ser guardadas na Escola; em dias sem frio, os alunos são também convidados a fazer a aula descalços.
No mês de Janeiro, as crianças necessitam de trazer apenas ténis, uma vez que as aulas de Dança serão no Telheiro, no exterior.
Nota: é pedido a todas as crianças com óculos que se sintam confortáveis em fazê-lo que os tirem durante a aula, para uma maior disponibilidade de movimentos e protecção dos próprios óculos.
Professora
Joana Rangel Cid Rodrigues
Desde cedo ligada à música e ao movimento, licenciou-se e trabalhou como Historiadora da Arte, com formações e ações complementares como pedagoga das artes visuais e performativas. Desde 2002 que tem orientado oficinas de Expressões (Movimento, Drama e Artes Plásticas) para o primeiro ciclo no âmbito das A.E.C.. Orienta sessões de meditações ativas, práticas energéticas e criativas e de Dança Criativa da metodologia Movimento Amálgama, companhia de dança com a qual colabora. Paralelamente, é terapeuta e formadora de shiatsu clássico e massagista de ayurvédica e de thai-ioga para a gravidez e pós-parto e estuda acupunctura japonesa. Desenvolve oficinas e performances de Movimento Chi, a sua proposta de fusão com a Natureza dirigida à Criança Interior.